quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas para criar um jardim



Encontrei este texto que me pareceu útil no site da Câmara Municipal de Almada.

"Os espaços verdes na cidade, pequenos ou grandes, podem proporcionar excelentes locais de recreação e contemplação, para além do seu valor estético.
Mais relevante ainda, desempenham importantes funções ecológicas: contribuem para a amenização do clima, protegem o solo do sol e do vento, produzem oxigénio, purificam o ar e absorvem ruído.
Mesmo que só tenha um reduzido espaço disponível, como um logradouro ou uma varanda, ao criar um pequeno espaço verde estará a ajudar a construção de uma cidade mais bonita e naturalizada.

Para construir um pequeno jardim equilibrado, que lhe dê satisfação e cresça de forma saudável, aqui ficam algumas sugestões básicas:

   
-> PlaneieInvista algum tempo a planificar no espaço e no tempo a sua obra. Calendarize as diferentes operações de acordo com as épocas mais indicadas (sementeiras, plantações, fertilizações, podas...) e de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

-> Informe-se
Existem no mercado boas publicações que o podem ajudar. Na internet também há um manancial de informação útil disponível. Tente seleccionar a informação mais adaptada à sua realidade e às características do nosso solo e clima. Alguns almanaques tradicionais como o Borda d’Água são também úteis sobretudo se construir um jardim-horta. Fale com outros interessados na matéria e casas da especialidade. Mas lembre-se que serão a sua prática, perseverança e experiência pessoais que o vão ensinar acima de tudo.

-> Escolha bemPrefira plantas adaptadas ao clima mediterrânico. São mais resistentes e precisam de menos água. Para um jardim bonito e de baixa manutenção, espécies autóctones como o medronheiro, as alfazemas, o rosmaninho, a murta, o folhado e a madressilva, são óptimas soluções.
-> Atraia vida
Instale uma casa-ninho e um comedouro para aves no Inverno. Um lago ou um simples recipiente com água limpa, e plantas com flores e frutos são outras ideias para atrair vida ao seu jardim.
  
-> Alimente o solo
Apostando na compostagem poderá reciclar biologicamente os dejectos da sua horta ou cozinha, e produzir um fertilizante equilibrado e rico que aumentará a fertilidade do seu solo.
-> Regue só o necessárioAgrupe as suas plantas por grupos com as mesmas necessidades hídricas, para não regar desnecessariamente ou em demasia. Regue de manhã ou ao final do dia para evitar a evaporação. Se instalar um sistema de rega automática, prefira a gota-a-gota aos aspersores, poupará quase metade da água deste modo.
-> Aproveite a chuva
Se se aplicar ao seu caso, instale ou crie um sistema de recolha e armazenamento da água da chuva das caleiras da sua casa. É uma fonte gratuita deste recurso escasso.
-> Proteja o soloCubra o solo (mulching) que está descoberto com estilha, palha ou carrasca de pinheiro. Assim irá protegê-lo da erosão, evitar perdas de água, favorecer a vida no seu substrato e dificultar o crescimento de plantas “infestantes”.
-> MultipliqueRecolha e guarde as suas próprias sementes e bolbos para a próxima época. Troque-as com outros interessados. Promova a biodiversidade e a herança genética das espécies autóctones."
22/07/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário